Licença de instalação da Nova Sede - Colombo/PR
- Detalhes
- Publicado em 16 Julho 2013
Após o cumprimento das condicionantes solicitadas pelo órgão ambiental do estado do Paraná, incluindo um Plano de Controle Ambiental da área, a Serra da Prata recebeu a licença de instalação para a nova sede.
Licença número 17185/2013 concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná.
A obra será iniciada nos próximos dias para atender ao cronograma previsto. Iniciando pela terraplenagem e instalações provisórias, que serão utilizadas até o término da construção da sede.
Empresas retomam projetos em Pontal
- Detalhes
- Publicado em 23 Maio 2013
Reportagem da Gazeta do Povo de 23/05/2013:
Oswaldo Eustáquio/ Gazeta do Povo

Empresas retomam projetos em Pontal
Na esteira da italiana Techint, a cobiçada área da Ponta do Poço, no litoral paranaense, deve ganhar outros três empreendimentos privados
Publicado em 23/05/2013 | FABIANE ZIOLLA MENEZES
Aluguel já triplicou na cidade
Oswaldo Eustáquio, correspondente
Os cerca de dois mil trabalhadores da Techint estão morando em alojamentos dentro da empresa ou tentando fechar a locação direto com o proprietário, porque a maioria das imobiliárias locais prefere trabalhar apenas com diárias de locação para veraneio. Como a demanda é muito maior que a oferta, a cidade de Pontal também teve um boom de novas construções. A maioria das novas moradias deve ficar pronta entre o segundo semestre deste ano e o início de 2014.
De olho nesse mercado, o dono da Real Litoral Imóveis, Walmir Meira Santos, adaptou a empresa para contratos de longo prazo. “Loquei todas as casas que tinha disponível e estou com 16 pessoas na fila de espera”, diz. A maioria dos locatários é de funcionários da Techint. Em média, o aluguel de uma casa em Pontal do Paraná é de R$ 800. Em meados do ano passado, estava em R$ 280.
A Construtora Norberto Odebrecht S.A também conseguiu renovar a LP de sua área no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para a criação de um estaleiro, mas admitiu à Gazeta do Povo que o empreendimento está em banho-maria, após ter perdido uma concorrência da Petrobras para a qual ele seria destinado. Sua LP segue válida até 2015. Da mesma forma, a Melport Terminais Marítimos, controlada da Cattalini – empresa que já atua em Paranaguá – deu entrada no ano passado no processo de licenciamento pelo IAP, com a intenção de construir um píer de atracação e instalações de caldeiraria e montagens mecânicas em aço para plataformas e equipamentos navais.
Os estudos ambientais indicam a criação de 3 mil empregos diretos e indiretos com os novos projetos. É um contingente que faria Pontal reviver a década de 1980, quando FEM, Techint e Tenenge (cuja área hoje é da Odebrecht) usaram os mesmos terrenos para a construção de plataformas de petróleo. Para saírem do papel, porém, os projetos têm de vencer obstáculos de acesso (leia mais nesta página) e saber conviver com, ao menos, cinco reservas ambientais.
Serra da Prata na Bauma 2013 - Munique
- Detalhes
- Publicado em 23 Abril 2013
A Construtora Serra da Prata visitou a maior feira de equipamentos para construção e mineração do mundo entre os dias 15/04 e 19/04/2013 na Alemanha.
Obra Sobre o Rio Araranguá Utiliza Equipamento de Projeto e Fabricação da Serra da Prata
- Detalhes
- Publicado em 05 Abril 2013
A obra na duplicação da BR-101 está utilizando um equipamento novo que foi desenvolvido pela Serra da Prata: um bate estaca montado sobre uma escavadeira. O bate estaca da marca Bruce, foi importado da Coréia e a Escavadeira da marca Liebherr.
Nesta obra o conjunto trabalha sobre flutuantes do tipo Flexifloat, de fabricação própria também.